O PROJETO
INÍCIO O PROJETO A ESPÉCIE O HÁBITAT PUBLICAÇÕES FALE CONOSCO
 
Distribuição geográfica e uso do hábitat do formigueiro-do-litoral, Formicivora littoralis

O Formigueiro-do-litoral é considerada a única espécie de ave endêmica de restinga, com ocorrência inicialmente relatada apenas para o litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, entre os municípios de Saquarema e Cabo Frio, incluindo ilhas adjacentes. A espécie se encontra Criticamente Ameaçada de extinção nos níveis global e nacional, principalmente devido à acelerada perda do habitat. São poucas as informações disponíveis sobre a espécie na literatura. O Laboratório de Ecologia de Aves da Universidade do Estado do Rio de Janeiro vem desenvolvendo pesquisa básica (distribuição atual, dieta, território e biologia reprodutiva) sobre a espécie. Os objetivos do projeto são ampliar o conhecimento sobre a distribuição geográfica e o uso do hábitat de F. littoralis; determinar o tamanho de territórios e a ecologia alimentar; mapear os locais de nidificação e investigar a biologia/ecologia reprodutiva; divulgar informações à comunidade científica, estudantes, tomadores de decisões de políticas públicas e à sociedade em geral, particularmente a dos munícipios inseridos nas áreas de estudo. Os resultados serão utilizados para subsidiar ações conservacionistas.

Integrantes: Maria Alice S. Alves (Responsável); Maurício B. Vecchi, Juliana C. Frota Mattos, Thiago F. S. Laurindo, Flávia G. Chaves (Pesquisadores); Cyl Farney, Stuart L. Pimm, Clinton N. Jenkins, Mariana M. Vale (Colaboradores).

Financiador(es): Fundação Biodiversitas; Fundação O Boticário de Proteção à Natureza; SAVE Brasil (BirdLife International) e Conservação Internacional do Brasil.